domingo, 23 de junho de 2024

Excerto do livro : A incerteza de se sentir sozinho

 

Este mundo de incertezas, coloca-nos numa situação de, por vezes, isolarmo-nos ou então termos uma certa apatia social. Aliás, as relações afetivas nunca estiveram tão degradadas como nos dias de hoje. Vê-se pelos casos de violência doméstica, pelas rixas em torno de manifestações desportivas e sociais. Como vamos deixar o mundo às gerações mais novas e às que ande a vir? Certamente não vai ser fácil inverter a situação criada, pois, somente uma reviravolta na cultura e costumes enraizados poderá levar a uma sociedade mais saudável. Com tenho dito o conceito de solidão é muito relativo e manifesta-se de forma diferente de pessoa para pessoa. Normalmente cada caso é um caso único, pois, as personalidades variam entre as pessoas. Apesar de serem os mais idosos que sentem a solidão como um mal e que se compreende, visto a maior parte das vezes de serem rejeitados pela sociedade como se fossem um fardo. O mesmo se encontra nos jovens, onde trocam as relações interpessoais pelos telemóveis e redes sociais, desvirtuando assim as suas relações sociais.

Quando resolvi escrever esta narrativa, estava ciente que poderia não ser consensual, mas a minha experiência no contexto social, leva-me a dizer que nem sempre a solidão é um problema para algumas pessoas. Existe uma certa necessidade em alguma fase da vida nos isolarmos para refletir e saber que rumo queremos para o resto das nossas vidas.

Não sei o que possa fazer para modificar o meu conceito de vida, aliás possivelmente estarei no caminho certo, muito embora, haja muita gente me considere um louco. Mas uma coisa sei, não sou um demente nem coisa que o valha, sou uma pessoa que sempre lutou para manter a sanidade mental. Neste percurso, já longo da minha vida, deixei muita coisa para trás que me era tóxica. Tive sempre a esperança que mesmo estando grande parte da minha vida sozinho, poucas foram as vezes que senti solidão. Temos de aprender a viver com as nossas limitações e o que não for possível alcançar faremos para nos conformar com o que temos e saber viver com isso.


Em curso

Sem comentários: