Estou de volta neste ano de 2026. Não sei se será um ano de melhoramento social e económico ou se será mais do mesmo. Tenho a convicção que a sociedade portuguesa está a mudar em vários aspetos. Todos queremos melhorar a nossa condição de vida, mas, estamos dependentes dos decisores políticos que olham mais para as suas máquinas partidárias do que realmente para a condição do seu povo. Por vezes, olhamos para a nossa convicção ideológica e vemos que não somos devidamente tidos em conta. Mais vale sermos tolerante com a nossa ideologia e enveredar por uma condição mais consensual.
Cada um vê o mundo à sua maneira e não vale a pena pensarmos que a maioria está de acordo com o nosso pensamento. A personalidade de cada um tem decisões próprias e como na realidade todos somos diferentes é normal que não concordar com certas decisões políticas. Veremos neste novo ano se teremos vida nova ou mais do mesmo.
A sociedade portuguesa está em plena transformação, as gerações mais novas já não acreditam muito no politicamente correto, olha mais para as suas ambições pessoais, tendo em conta as faltas de oportunidades que lhes são oferecidas. Infelizmente continuamos a ser um país da cauda da europa sendo ultrapassado por países emergentes na UE. Se cinquenta e um anos de democracia não foram suficientes para alavancar a sociedade portuguesa para um nível identico dos países do norte da europa, alguma coisa está a falhar e os culpados são os governos que nos deixaram com uma mão a trás.
Eu que atravessei várias épocas complicadas na vida portuguesa, não vi vontade política para inverter essas situações. O que vi foi guerras ideológicas dos principais partidos do sistema que de uma certa maneira contribuiram para a instabilidade da sociedade portuguesa. Prevejo dias e anos dificeis para a nossa democracia, com lutas partidárias onde as causas ideológicas estarão em cima da mesa das decisões importantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário