sexta-feira, 12 de junho de 2020

Pensamentos Soltos

Este é o mundo que temos, pobreza de espírito e insensibilidade social. Quantos séculos vão ser precisos para haver harmonia entre os povos? A natureza humana deixa muito a desejar, quando temos ricos e pobres, e onde devíamos ser todos razoavelmente ricos, tanto de espírito como materialmente.
Os grandes filósofos gregos eram humildes, não viviam na ostentação e aí como berço da democracia devia ser seguida toda a sua filosofia de vida na contemporaneidade. Ninguém é mais que ninguém só porque é mais abastado financeiramente. O valor humano está nas atitudes para com o nosso semelhante, querendo sempre o bem e não mal. Quando estamos a desejar o mal de alguém, estamos a impor sacrifícios ao ser humano. A vida não tem de ser um sacrifício, já nos basta a doença para nos atormentar o nosso dia a dia.
Quantos caminhos temos de percorrer para eliminar a pobreza do planeta? Quantas vítimas têm de acontecer para que haja justiça e paz social? Todo o mundo está em convulsão, ora por recursos naturais, ora por questões territoriais.
O ser humano é um ser que complementa a vida na terra, não está sozinho neste planeta azul. Deve harmonizar-se com os restantes seres vivos. Compreender que a dor não lhe é única. A vida selvagem deve permanecer intocável e deixá-la percorrer o seu caminho. Nós, seres pensantes, devemos saber equilibrar as forças da natureza.


Taborda Fonseca (2020). Pensamentos Soltos, Páginas 63/64

2 comentários:

Luiz Gomes disse...

Boa noite tudo bem? Sou brasileiro, carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

Francisco M. M. Arantes (Quito Arantes) disse...

Olá Luiz!
Obrigado por visitar o meu blog.
Já estou a seguir o seu blog.
Abraço