quarta-feira, 18 de março de 2020

PORQUE ÉS ASSIM?


E o estranho pergunta-me novamente: - Porque és assim?
Eu só digo que nunca podia ser de outra maneira, está-me nos genes, já lá vem da quinta geração, talvez!? Nunca poderei definir o meu ser, a minha atitude como certa e consequente, eu oscilo mediante o acontecimento e as causas que o provocam. Não tenho respostas para tudo, porque senão era Deus omnipresente.
No meio deste frenesim de sensações pergunto-me se terei algum futuro, porque ele está muito perto do fim de vida, já não há juventude que me valha, a não ser a de espírito. Valho-me desta espiritualidade para não envelhecer tão rapidamente, e a mão de apoio não a vejo, como se fosse a mão de Deus, não a vejo nem ao longe. Não tinha definido um lar de idosos ou um sem-abrigo como para o fim de vida… Gostava de poder ter o lugar onde pudesse escrever até que os dedos não mais se aguentassem.
Entrego-me às consequências sem um medo adjacente. Resguardo pormenores íntimos para os amigos (as). Não quero entrar no jogo da chacota pública, limito-me a umas justas denúncias nas redes sociais, para que as mentes menos informadas possam tirar conclusões que não sejam de lavagem de roupa suja.
Um mentiroso compulsivo, como eu conheço alguns, nunca chegaram a bom porto, mesmo que a inteligência não lhes falte. Existe um castigo que ninguém consegue fugir e a esse castigo chama-se lei de Deus, que serve também para os agnósticos, ateus e afins. Um homem honesto tem sempre um fim de vida mais tranquilo, seja na pobreza ou com algum dinheiro. A honestidade é uma riqueza soberana. Um mentiroso pode fugir à lei de Deus, uma duas vezes, mas perto será seu castigo por mutilar os desejos dos seus semelhantes.
A Justiça que se corrompe, a lei injusta, não natural aos valores humanos, é julgada todos os dias e os homens e mulheres que pensam que são intocáveis, começam a sentir na pele a dor do mal que fazem ao seu semelhante. Disso não se livram, é garantido…
Muita gente acha que mentir compulsivamente, praticar o mal ao seu semelhante por dar cá aquela palha, nada lhes vai acontecer no futuro, mesmo esse futuro sendo próximo. Estão completamente enganados, como se costuma dizer Deus não dorme. E pensem não é o diabo! Ele não existe nem demónios são simplesmente os efeitos colaterais do mal que fizeram ao próximo.
Recentemente tive uma discussão bem acesa com uma pessoa que eu pensei que se tinha tornado mais humano, mas não, o homem estava ressabiado de azedume querendo culpar a sua frustração para dentro de quem nada tinha a ver. O álcool começou a falar mais forte, ele olhava para mim com os olhos sem brilho e cheios de ódio latente no tom de voz. Claro que a paciência tem limites e tive que o meter na ordem e dizer como lhe tinha dito horas atrás que não tinha medo de nada nem de ninguém. Ficou a saber que a vida não é só protagonismo e estatuto. Do mais humilde vem muitas vezes uma força indestrutível e isso ele ficou a saber, aprendeu, penso que para sempre.
Não podemos permitir que nos humilhem na nossa cara por dá cá aquela palha. Temos que ser fortes, valentes como os nossos espíritos lutadores que já muitas lágrimas derramaram por esse mundo fora.
página 25/26

Sem comentários: