quarta-feira, 27 de novembro de 2019

PENSAMENTOS SOLTOS


“Neste caminhar sereno, pergunto-me; - Onde isto me vai levar?
Certamente o tempo me dirá que o importante é o caminho que trilho e não a chegada...”

Encontro-me em dias que mais vale eu não proliferar a irritação que me provocam. Escuto conversas ao lado, porque não sou surdo e não fujo de ninguém.


O mal dizer da vida alheia com que nos deparamos no dia-a-dia, não é mais do que uma alimentação da ignorância e do elementar sentir, que podem ser fortes contra frágeis.
Ter poder para com isso atingir objectivos de satisfação pessoal, mesmo que para isso se espezinhe o nosso semelhante, é abominável…, não é isso que move o mundo. Grandes homens e mulheres que ficaram para sempre nas mentes da humanidade, foram pessoas sofridas, pessoas de grandes causas em prol do bem comum.
A nossa paz chega, quando estamos de bem com o mundo e com a natureza. Para chegar a este termo tem de ser conjugada a natureza humana e de todos os seres vivos que fazem parte de um todo no universo.
É importante que o bem sobreviva ao mal, e que aprendamos a perdoar. O rancor por alguém, não é de forma alguma uma situação que nos seja confortável. Não existe necessidade de vivermos com esse estado de alma. Não seremos melhor por odiar alguém. A nossa tranquilidade de espírito acontece quando soubermos perdoar o nosso inimigo, e fazermos que ele venha para junto dos bons. Esse trabalho de união, fortalece as relações humanas, certo também que sozinhos não mudaremos o mundo, mas também é verdade que essa mudança começa por pequenas atitudes que se tornam grandes quando partilhadas com o nosso semelhante. 
PÁGINA 12/13
Quito Arantes in " Pensamentos soltos "

Sem comentários: