domingo, 4 de novembro de 2018

PORQUE ÉS ASSIM?


Temos uma sociedade descaracterizada, e uma das principais causas desta evolução sem controlo, e sem dúvida as novas tecnologias sem normais consensuais, (Internet). Não se trata de reprimir a informação, mas sim de saber quem deve ter acesso, e a partir de que idade. Temos crianças que ainda não têm a personalidade formada para receber tanta informação. Os pais preocupados em trazer o pão para casa, esquecem-se da formação psicológica dos pré-adolescentes.
Conteúdos para adultos, e não estou a falar só de sexo explícito, estou a falar da violência gratuita, na Internet, não é filtrada pelos pais nem pelos meios de comunicação públicos. Portanto não se admirem dos jogos suicidas e de todo um conjunto de fake-news, que todos os dias brotam nos meios de comunicação. Isso é mau, muito mau, para o crescimento de um pré-adolescente. Hollywood e toda a sua máquina de fazer dinheiro a qualquer preço, sem medir as consequências, é uma das principais culpadas das tragédias que se vão vivendo hoje.
Existe uma camada da população mundial, infelizmente, minoritária, que luta para mudar o curso desta história perversa.
Podem chamar-me de cota, conservador, seja lá o que for, mas o caminho para a paz e felicidade, não está nesta sociedade Hollywoodesca, está sim nos valores da família onde também entra um entretimento saudável. Os idosos não podem ser descartados como se fossem uns empecilhos para a vida dos mais jovens, porque pela ordem da vida todos vamos passar por lá, e a vida quer queiramos ou não, é um sopro, e quando chegamos a idosos já não haverá muito a fazer senão passar valores aos mais novos que tem a obrigação de estarem atentos, conscientes, para os escutarem. Porque neles é que está toda a sabedoria, devemos ser tolerantes, atentos aos dizeres dos mais idosos, e compreender o percurso que fizeram para nos criarem. Quando eles se forem para outros reinos, resta-nos memorizar e recordar todos os ensinamentos que nos transmitiram.
Hoje, nos estabelecimentos de ensino, os professores, tentam transmitirem-nos as palavras proferidas por grandes filósofos da antiguidade, como Platão, Sócrates, mais recente Descarte ou mesmo Dante, Rousseau ou Voltaire. Muitos destes fundadores da Democracia Ocidental, estão esquecidos nos seus ensinamentos, como se tratassem de uns chatos. Não esquecer que muitos deles viveram em pobreza extrema, abdicando dos bens materiais, coisas, que nos dias de hoje a maior parte do mundo vive obcecado por este “pau de dois bicos”.
“Nesta narrativa que estou fazendo, não sou Francisco Manuel Matos Arantes, cidadão português. Sou Peter Quiet, um narrador outsider que pela escrita fala da sua verdade como escritor anónimo.”

 Peter Quiet
pág. 85/86

Sem comentários: