quarta-feira, 7 de março de 2012

Santuário Nossa Senhora da Peneda

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um santuário localizado na freguesia de Gavieira, Arcos de Valdevez, Portugal, construído entre os finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX.
A igreja foi terminada em 1875. Frente à igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a , Esperança, Caridade e Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.
Após um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos (hoje transformados num hotel), o santuário desenvolve-se numa alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão). Uma das capelas ostenta uma inscrição que atesta ter ela sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha D. Maria I.
Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular.


Texto Wikipédia

5 comentários:

  1. Quito, que bela matéria!
    E fotos lindas.
    Bjins

    ResponderEliminar
  2. Um sítio lindíssimo aqui trazido através das tuas muito boas fotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg Manuel!!
      Tento fazer o melhor que posso
      Um Abraço

      Eliminar
  3. Bem Haja ! Mas a verdade Línguística , é esta :O PORTUGUÊS é a Língua de Portugal( a Bandeira está Mal ...) .
    Foi Aqui , em Portugal , que foi Criada e Evoluiu ...
    Levámo-la para o Brasil .Lá evoluiu de forma diferente , e hoje chama-se Brasileiro , uma evolução do Português bem diferente , que hoje é o Brasileiro ...
    PEnsamos , Falamos e escrevêmos de forma muito diferente em tôdos os aspectos , em Portugal e no Brasil , por isso , justifica-se que o Brasileiro já seja uma língua emancipada .Já não é Português .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar