quarta-feira, 16 de junho de 2010

EXPOSIÇÃO de FOTOGRAFIA - 2 OLHARES - BIBLIOTECA MUNICIPAL de BARCELOS de 2 de Julho a 31 de Julho de 2010


2 Olhares


Duas visões sobre o mundo dos afectos, retratados em dois olhares distintos, dos fotógrafos, Francisco Arantes e Sofia Carvalho.

Um olhar apresenta-nos uma visão apaixonada pelo p&b emotivo, entre o belo e o sofrimento humano

As texturas marcadas do negro agressivo de um grito de revolta, da solidão e das injustiças sociais e o retrato da beleza expressiva.

Num outro olhar predomina a cor no seu contexto da natureza e natureza humanizada. As cores desde o nascer do sol ao seu poente, estão marcadas pela harmonia entre a fauna a flora e o ser humano.

Estes dois fotógrafos amadores, partilham a mesma vontade, registar momentos que levam a reflectir sobre o mundo que nos rodeia.


Curriculum – Francisco Arantes

Nasceu em 09/07/1960 em Luanda – Angola

Desde muito cedo apaixonado pela caixa mágica

Fotógrafo freelance, membro # 33668ARA da IFPO

(International Freelance Photographer Organization) desde 1990

Efectuou variadas exposições em Barcelos e Caminha nos anos 80/90 do século XX.

Desde 2006 que tem uma galeria pública no site de fotografia Olhares.com

Mantém o seu blog «Alma Aberta» sempre actualizado, onde pode ser visto pequenas reportagens fotográficas realizadas por todo Portugal.

A base do seu trabalho é fotografia de natureza humanizada. Nos últimos tempos tem feito alguns trabalhos ligado ao desporto.


Curriculum – Sofia Carvalho

A paixão pela fotografia nasceu era muito nova, graças ao seu pai. Foi através da sua máquina analógica ZENITH que começou a tirar as suas primeiras fotografias. Mais tarde adquiriu uma Olympus compacta analógica, com a qual começou a fazer experiências fotográficas de forma mais consciente, e apenas há dois anos é que adquiriu a sua primeira reflex, uma NIKON D40 18-55 mm, que lhe permite conseguir obter fotos com mais qualidade.
Recentemente a administração de um site de fotografia "fotogénicos" convidou-a para realizar um trabalho para a rubrica "Como se fez" da revista SUPER FOTO DIGITAL, onde tinha que escolher três fotos suas e descrever como as fez e um pequeno texto sobre si, onde foi publicado nessa mesma revista no mês de Junho.
Para além do artigo publicado na Super foto digital, tem vários trabalhos publicados na revista DP Arte fotográficos.

O que procura transmitir através das suas fotografias?
Explorar dimensões mais sensoriais e/ou emotivas através das fotos. Quando olha para trás, verifica que houve uma mudança progressiva na forma como exprime as suas ideias. Se antes eram as palavras que tinham todo o protagonismo, agora são as imagens que preenchem esse espaço na sua vida.

Podem pesquisar mais sobre os seus trabalhos nos seguintes sites:
www.olhares.com/Blandisca
http://www.fotogenicos.net/galeria/member.php/uid/450
http://www.globalfoto.net/search.php?search_user=blandisca
http://sofiaomeumundo.blogspot.com/

Blandisca/ Sofia Carvalho

Inauguração dia 2 de Julho às 21:30 horas