segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Entrudo Chocalheiro - Podence - Domingo Gordo


A veste do careto é feita de novelos de lã tricolor

Os caretos percorrem as ruas da aldeia, surpreendendo as jovens raparigas com a dança da chocalhada. É uma alegria este dia, tanto para os habitantes da aldeia, como para os visitantes que vêm de todo o lado, assistir a esta tradição do entrudo secular.

Os adultos tentam motivar as crianças para o grupo de caretos, para assim manter a tradição desta aldeia transmontana.



Um belo exemplar de um jovem careto




Os caretos de Podence trazem à cintura um conjunto de belos chocalhos, que do outro extremo da aldeia consegue-se ouvir a correria da chocalhada. Muito embora a tradição se cumpra todos os anos, já ouve tempos,segundo o senhor Alcino, ancião da aldeia, juntavam-se uma quarentena de caretos que logo pela madrugada até ao cair da noite, percorriam as ruas da aldeia em busca de achocalhar as jovens solteiras.





As jovens vão atrás dos caretos, porque pela frente não é muito aconselhável, estando sujeitas a uma boa dose chocalhada, que é normalmente um jogo de cintura, onde os chocalhos embatem na cintura. Todo este ritual tem a ver com a fertilidade, por isso são principalmente as jovens solteiras a serem chocalhadas.













3 comentários:

apintocoelho disse...

bom trabalho, abraço

Telmo disse...

Belo registo de uma tradição que seria importante perservar, aqui pelo menos ficará lembrada e levada a conhecer com as tuas fotos e descrição dessa tradição, abraço, bom feriado.

Sofia Carvalho disse...

Excelente quito! por acaso tive uma disciplina num curso q tirei q se chamava etnogrfia Portuguesa, e eu e o meu grupo tivemos q fazer um trabalho de trás-os-montes, falar do folclore, usos e costumes dessa zona. claro que forma um mês de pesquisa exaustiva, mas aprendi muita coisa. e agora ao ver a tua foto-reportagem sobre os caretos, relembrei-me de tudo isso. Sortudo, por teres lá estado;)Adorei o teu post!
Beijinhos