sábado, 3 de fevereiro de 2024

O lado obscuro da mente humana

Existem pessoas com uma mente muito fértil, tanto para o bem como para o mal. A questão que se põe é se no conceito das sociedades modernas e ocidentais, podemos aceitar certos devaneios. A sociedade ocidental na sua generalidade tem um conceito de vida pró humanista e de tolerância para com indivíduos que possam criar risco social. Mas, nem tudo é assim tão linear, pois quando não existe uma avaliação psicológica independente dos estereótipos criados pela sociedade baseada com conceitos burgueses e de falta de sentido crítico pode levar a um diagnóstico errado.

Poderíamos abordar os gangues e seitas religiosas, mas isso é só a ponta do icebergue da sociedade manipulada, pois teremos de ver mais em concreto as origens genéticas de certos grupos sociais para assim tentar compreender os estados de loucura e de selvajaria que certo indivíduo põe em prática as suas ações maquiavélicas.

Sabemos que o mundo está deliberadamente violento, não só por criminalidade gratuita, mas também, por excesso de zelo da indústria cinematográfica que nos convoca diariamente para a violência sem qualquer tipo de controlo parental. Assim as crianças vão crescendo num mundo onde a violência virtual e não só, é o prato do dia. Se repararmos os desenhos animados para as crianças estão constantemente a fazer a apologia da violência. Os heróis animados foram transformados em monstros e coisas irreais que não se coadunam com o desenvolvimento cognitivo que devia ser para melhor entendimento do bem e da paz e harmonia nas crianças.

Passando agora para a faixa etária dos adolescentes, é impressionante como eles vivem num mundo a pensar no glamour e pop stars ou então craque da bola. Dificilmente se vê um adolescente a ler um livro, seja de que temática for. Assim se vai contruindo uma personalidade sem cultura ou literacia, que bem podia desenvolver muito melhor as capacidades intelectuais do adolescente. Como disse atrás este é um mundo descartável e é nos adolescentes onde mais se acentua esse défice de realização pessoal. Os adolescentes e não só, atualmente, estão vivendo a maior parte do seu tempo diário nas redes sociais, que desvirtuarão a realidade do seu tempo real. Eu até compreendo que os tempos são de mudança, mas como vamos nós viver futuramente se não temos conhecimento credível da evolução de mente humana? Podemos até ter ideias brilhantes, coisas que nos parecem viáveis para uma melhor prática diária, mas, como vamos nós fazer pessoas mais felizes e menos frustradas com a realização pessoal?

Já muito gente opinou sobre a mente humana, desde neurocirurgiões, psiquiatras, psicólogos e técnicos de ação social e também gente ligada às ciências ditas ocultas. Para gente comum como eu, que nada tem a ver com conhecimento académico, faz-me uma certa confusão não ver a ciência a desvendar a mente humana. Eu até compreendo que cada cérebro tem características próprias que se dispersam pelos pormenores diferenciados. Mas como vamos entender certos comportamentos que saem da norma comum e não encontramos explicação. A questão do suicídio é um dos temas mais complexos de entender e explicar, pois não basta dizer que a pessoas estava num beco sem saída ou numa grande depressão. Porque no fundo toda a gente tem medo da morte, que é um dos mistérios mais complexos de explicar. Para além da vida não sabemos o que se passará quando o corpo ou a mente parte para uma outra dimensão que desconhecemos. Esta caixinha de surpresas que é a mente humana, todos os dias nos surpreende com fenómenos que não encontramos explicação científica.

Sem comentários: