quinta-feira, 27 de junho de 2013

UM OLHAR MATINAL SOBRE A VILA DE CASTRO LABOREIRO







É sempre um novo olhar, num novo dia que me vem encantando Castro Laboreiro.
Os seus encantos fizeram-me querer que este povo raiano merece todo o respeito de Portugal.
Homens e mulheres de árduo trabalho, outrora num isolamento profundo.
Aqui respira-se as raízes de Portugal.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Portugal do Norte ao Sul...



Há lugares de Portugal que sobressaem pelos seus singulares aspetos pitorescos.
Recordo, por vezes, a felicidade de os ter encontrado.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Vou por aí!?


Vou por aí!?

Por vezes, dou comigo a pensar, nas minhas escolhas de vida.

Sei que no momento que decido ir por um caminho escolhido por mim, toda essa viagem caminhante de decisões e escolhas, tenho que a levar com ponderação e respeito por quem por mim se cruza. Inicialmente é um caminho solitário, que depois é trabalhado para nele ser acompanhado por alguém que nos quer bem, e tem os mesmo objetivos de vida.

Guardo com carinho as pessoas que passam pela minha vida e me fizeram crescer com pessoa. Até sinto uma sensação nostálgica de não as ter novamente partilhando meus anseios, alegrias e conversas inflamadas.

Nesta caminhada a que me propus que me levará a um destino, que só Deus sabe, porque ela faz-se todos os dias, e todos os dias o meu rumo pode ser alterado por circunstâncias em que eu posso muito bem, não ter controlo. É a serenidade do silêncio, que fala comigo e me diz: - Vou por aí!?

Irei por onde a minha alma florir nos encantos da minha existência, onde a harmonia dos homens prevalecer no bem comum. O caminhar será sempre um destino provisório, onde por vezes descanso os meus fracassos e vitórias.

- Vou por aí!? Será sempre aquilo que minha consciência ditar, onde o tempo não tenha fim, onde o amor falar mais alto, onde a terra que piso não tenha problemas de afirmação.

- Vou por aí!? Como se o meu caminhar me leve a momentos de conforto numa estrada versátil de crentes.

- Vou por aí!? Como se o universo conspirasse para formar um mundo melhor.
Quito Arantes

segunda-feira, 3 de junho de 2013

POPULAÇÃO DE CASTRO LABOREIRO INDIGNADA...






A População de Castro Laboreiro voltou a sair à rua em protesto, demonstrando o seu desagrado, face ao encerramento do Posto dos CTT’s, um ato consumado na passada sexta-feira.
É do conhecimento geral dos residentes desta região de que esta Instituição, ao serviço do público castrense, encerrou portas, naquele dia, à revelia da população e da Junta de Freguesia. Esta, que suporta os assuntos inerentes ao respetivo espaço geográfico, em prol dos habitantes do território de Castro Laboreiro, não cruzou os braços, propondo uma reunião, a fim de ponderar a posição levada a cabo por responsáveis dos CTT’s, no entanto a proposta não se concretizou, uma vez que a resposta dos mesmos se limitou ao silêncio.
Hoje, com a comparência da população em geral e seus representantes, o Presidente da Junta de Freguesia de Castro Laboreiro e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Melgaço, houve alguns esclarecimentos, emitidos pelas respetivas entidades ali presentes, da real situação. Nesta “assembleia”, também foi evocado o sacerdote Padre Aníbal, que lutou pelo seu povo, durante mais de cinquenta anos, contribuindo para que, nos anos 50 do século passado, Castro Laboreiro usufruísse de várias valências de serviços públicos.
É de salientar que Castro Laboreiro se situa a 26 quilómetros da Sede do Concelho, havendo povoados da freguesia a 40 quilómetros de Melgaço. É de salientar, ainda, e que não passa despercebida, a existência de uma população muito envelhecida, que carece de transporte próprio.
O povo de Castro Laboreiro manifestou-se ordeiro, sendo um atributo que o caracteriza. Um povo sofredor, com o isolamento e a emigração, mas que resiste aos tempos tão “agrestes” dos dias de hoje.