domingo, 26 de setembro de 2010

OLHARTES - HOTEL CASTRUM VILLAE (Castro Laboreiro)

Parabéns! ALUA POLEN
e
Hotel Castrum Villae













Noite de sábado memorável. Encontro de artistas em várias áreas de expressão, finalizado com o grupo feminino de vozes musicais:« Jogo de Damas » que excederam as expectativas.
Toda a gente presente espera que o evento, Olhartes, seja o princípio de uma bola de neve, que se vá desenvolvendo no seu sentido mais lato. Estiveram presentes artistas de várias zonas do país assim como de Espanha.
Ainda houve tempo para umas coreografias de três jovens universitárias, uma Castreja, desenvolvendo expressões corporais ao som de ritmos alternativos.














sexta-feira, 24 de setembro de 2010

REFLEXÃO - A Cidade e a Serra

Carrego a mala do carro, deixo a cidade, vou em direcção ao meio rural serrano.

A necessidade em encontrar um tempo útil de descanso, abstendo-me do stress citadino, tornou-se óbvia.

Quando chego ao alto da serra, vendo as suas gentes, onde o tempo segue o seu curso normal, sem atropelos, logo me ponho a pensar na minha condição de citadino que a compaixão por estas paragens terá uma razão de ser. O silêncio paira sem as vozes altas de quem discute futebol ou a vida alheia. Ouve-se o deslizar do vento agreste do Outono e o latir do cão serrano que anuncia a passagem de um transeunte isolado. As fragas nas brandas, brotam as águas cristalinas que irão dar de beber aos seres vivos que despertam para a vida singela.

As mulheres vestem-se de preto, não só por viuvez mas também por tradição e costumes. Carregam os fardos de feno que mal se vê seus corpos, porque à que alimentar o gado que lhes dará sustento para o inverno. O pouco centeio que ainda colhem leva uma «batida» para no fim do seu percurso dar-lhes o pão que de mais sagrado aquece o coração.

Tudo isto é mágico, ancestral, é um mundo que nos conta a história de um povo interiorizado, esquecido, neste país materializado nas cidades implantadas ao pé do mar. O mar sim, maravilhoso e devemos aproveitar as suas riquezas sustentadas. É bonito ir para a praia bronzear o corpo saído do ginásio, passar a manhã numa fila de trânsito, buzinando, pondo os nervos em franja.

Eu, espero que a brandura da noite chegue para olhar a estrela polar que me há-de levar ao norte, seja ele geográfico ou magnético.

Quito Arantes

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Igreja Matriz de Barcelos

São muitas as vezes que passo por ti, pela madrugada, onde a luz do sol ainda não te iluminou.
Vejo o teu porte monumental, ancestral, virada para o rio Cávado, onde as suas margens passam aí bem perto.
Ainda bem que te iluminam nas noites calmas, enquanto a cidade dorme, esperando que traga um bom dia para todos os barcelenses.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Stº António Vale de Poldos à Branda de Bosgalinhas

Vista da Branda de Bosgalinhas, situada no alto da serra da Peneda
Casa de abrigo de gado, ainda com telhado de colmo nas Bosgalinhas

Ao dirigir-nos para Stº António de Vale de Poldos, encontramos uma eguada resguardando-se do sol abrasador que se fazia sentir. Garranos que vivem num estado selvagem, muito embora alguns deles tenham donos, vivem na serra e aí se reproduzem sem influência humana.

Quando chegamos a Vale de Poldos para visitar as cardenhas, construções de pastores anteriores à nacionalidade, este boi surpreendeu-nos, saindo de uma cardenha a três metros de nós. Levamos um valente susto, não era suposto andarem bois à solto e o seu porte imponente mantém o seu devido respeito. Mas tudo correu bem, assustado, lá foi à sua vida para um campo ao lado.

Exemplo de cardenhas em Stº António de Vale de Poldos




quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ALGUÉM ESTÁ A CHAMAR

Alguém está a chamar por mim,
Não sei se é Deus ou o destino,
Se é a minha alma que brota
Sentimentos de descoberta do ser